Ortopedia e Traumatologia

Ortopedia e Traumatologia

A ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades relacionadas aos elementos do aparelho locomotor, como ossos, músculos, ligamentos e articulações. A traumatologia é a especialidade médica que lida com o trauma do aparelho músculo-esquelético. Embora a traumatologia ortopédica pareça ser o estudo de todo tipo de trauma, ela lida apenas com as lesões ósseas e musculares tendinosas dos membros superiores, inferiores, bacia e coluna.

É o ramo da medicina especializado nos traumatismos e nas suas consequências geralmente de urgência. Os especialistas em trauma, conhecidos como traumatologistas, estudam as lesões que se produzem no sistema músculo-esquelético e motor.

A enorme variedade de lesões traumáticas do sistema músculo-esquelético tornou necessária a criação de um subespecialista da ortopedia: o ortopedista de trauma. Especializado no tratamento de urgência, este profissional está apto a enfrentar toda a complexidade de uma lesão traumática, seja ela ocasionada por uma queda, um trauma esportivo, um acidente automobilístico, um esmagamento ou até por uma arma de fogo. Nestes traumas, são frequentes as associações de lesões de ossos, ligamentos e tendões. Restabelecer a função do órgão acometido é o maior desafio destes profissionais. O tratamento pode ser tanto cirúrgico (cruento) como não cirúrgico (incruento) como a redução e imobilização de fraturas por exemplo.